ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS DE INSTALAÇÃO DE UMA FRAÇÃO BOMBEIRO MILITAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais está presente em apenas 86 dos 853 municípios mineiros. A abertura de novas frações segue um ranqueamento construído com base no Índice de Vulnerabilidade ao Risco, que é composto por uma série de critérios pré-definidos que possibilitam a atribuição de uma nota ao risco de cada município. Entretanto, os critérios adotados, os pesos e a distribuição de notas em cada um deles foram definidos subjetivamente, por meio da aplicação de questionários destinados aos oficiais da época em que o índice foi criado. Deste modo, o problema desta pesquisa pode ser delimitado pela pergunta “Como conferir maior objetividade no processo de instalação de novas frações pelo CBMMG?”. Tem-se, pois, como objetivos desta pesquisa criar um método matemático para selecionar os critérios integrantes desse índice, atribuir-lhes um peso e redistribuir as notas em cada um deles. Foram mensuradas as correlações entre os critérios integrantes do índice, utilizando-se o coeficiente de correlação de Pearson. Este coeficiente foi escolhido por ser capaz de medir tanto a intensidade quanto a direção de uma correlação entre grupos de variáveis. Os resultados demonstraram que existem critérios fortemente correlacionados, apresentando valores de Correlação de Pearson cujo módulo ultrapassa 0,7; também sugerem que os pesos dos critérios e a distribuição de notas neles fosse redimensionados com base na correlação entre cada critério e o número de ocorrências atendidas nos municípios mineiros que já possuem frações Bombeiro Militares instaladas.
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Referências
ARONSON, J. K.; BANKHEAD, C.; NUNAN, D. Counfounding. In: Catalogue of bias collaboration. 2018. Disponível em: www.catalogofbias.org/biases/confounding/. Acesso em: 22 mar. 2021.
AUDICON. STF declara inconstitucionalidade de taxa de incêndio em Minas Gerais. 2020. Disponível em: https://www.audiconuberlandia.com.br/stf-declara- inconstitucionalidade-de-taxa-de-incendio-em-minas-gerais/. Acesso em: 22 mar. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, n. 191-A, 5 de outubro de 1988, seção I.
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sintese/mg?indicadores=30255. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/panorama. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal (STF). Lei de MG que criava taxa por uso provável de serviço dos bombeiros é inconstitucional. 2020. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=450395. Acesso em: 22 mar. 2021.
CUNHA, P.A. O crescimento estratégico do Corpo de Bombeiros na atual conjuntura do Estado de Minas Gerais. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Especialização em Segurança Pública) - Instituto de Educação de Segurança Pública, Belo Horizonte, 2002.
DISTÂNCIA entre cidades. In: Distância entre cidades. 2021. Disponível em: https://www.distanciaentreascidades.com.br. Acesso em: 25 de julho de 2021.
FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JÚNIOR, J. A. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson. Revista Política Hoje, v. 18, n. 1, 2009.
MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro. São Paulo: Malheiros, 44 ed., 2020.
MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Plano de comando do CBMMG 2015- 2026. 4 ed. Belo Horizonte, 2021a.
MINAS GERAIS. Lei Ordinária nº 22. 415, de 24 de fevereiro de 2016. Fixa os efetivos da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais - PMMG - e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - CBMMG - e dá outras providências. Diário do Executivo, Belo Horizonte, 2016.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – CBMMG. Segunda Seção do Estado-Maior – EMBM-2 Centro Integrado de Informações de Defesa Social – CINDS. Anuário Estatístico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais 2020. Belo Horizonte, 2021b.
MUKAKA, M. M. Statistics Corner: A guide to appropriate use of Correlation coefficient in medical research. Malawi Medical Journal, v. 24, n. 3, 2012.
REGRESSÃO. Variáveis de confusão. Disponível em: http://mdduft.wikidot.com/aula1. Acesso em: 27 jul. 2021.
SANTOS, L. H. Análise dos critérios mínimos desejáveis para elevação de um pelotão bombeiro militar destacado à condição de Companhia no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 2018. Monografia (Especialização em Gestão Estratégica e Políticas Públicas) - Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Belo Horizonte, 2018.