A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo se propôs a investigar a percepção dos discentes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sobre a utilização da metodologia ativa, ensino híbrido, nas aulas de Suporte Básico de Vida (SBV) da disciplina Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e sua relação quanto ao grau de autonomia, motivação e engajamento no processo de aprendizagem, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas reais. Trata-se de um artigo empírico, com abordagem quanti-qualitativa, no qual foram aplicados questionários com o objetivo de identificar e analisar os efeitos da utilização do ensino híbrido, relacionados a um referencial teórico de autores renomados na área das metodologias ativas. Os resultados indicaram uma avaliação positiva por parte dos discentes e evidenciaram a importância do ensino híbrido, que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio de tecnologias digitais, possibilitando maior personalização do ensino e protagonismo estudantil na busca pelas competências e habilidades requeridas ao bombeiro militar da atualidade.
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de Aula Invertida: Uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2048, de 05 de novembro de 2002. Regulamento Técnico dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 nov. 2002.
CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; JOHNSON, C. W. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2012.
CHRISTENSEN, C. M.; HORN, M. B.; STAKER, H. Ensino Híbrido: Uma inovação disruptiva? Uma introdução ao ensino dos híbridos. Boston: Clayton Christensen Institute, 2013.
DEBALD, B. (Org.). Metodologias ativas no ensino superior: o protagonismo do aluno. Porto Alegre, Penso, 2020.
HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Resolução nº 995, de 07 de julho de 2021. Aprova e institui a 4ª edição do Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais 2015 - 2026. Boletim Geral Bombeiro Militar, Belo Horizonte, 2021a.
MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Resolução nº 979, de 14 de maio de 2021 - Aprova a matriz curricular do CFO BM 2021, revoga a Resolução nº 689, de 15 de setembro de 2016, e dá outras providências. Boletim Geral Bombeiro Militar, Belo Horizonte, 2021b.
MINAS GERAIS. Decreto com numeração especial n. 744, de 11 de dezembro de 2012. Autoriza o funcionamento do Curso de Graduação em Ciências Militares - Prevenção e Gestão de Catástrofes - Bacharelado, e credencia o Centro de Ensino de Bombeiros - CEBOM, localizado no município de Belo Horizonte. 2012. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DNE&num=774&c omp=&ano=2012. Acesso em: 23 ago. 2022.