A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR

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Patrick Wandrielle da Silva
Rafael Santos Chaves

Resumo

Este estudo se propôs a investigar a percepção dos discentes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) sobre a utilização da metodologia ativa, ensino híbrido, nas aulas de Suporte Básico de Vida (SBV) da disciplina Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e sua relação quanto ao grau de autonomia, motivação e engajamento no processo de aprendizagem, assim como a capacidade de trabalhar em equipe e de resolver problemas reais. Trata-se de um artigo empírico, com abordagem quanti-qualitativa, no qual foram aplicados questionários com o objetivo de identificar e analisar os efeitos da utilização do ensino híbrido, relacionados a um referencial teórico de autores renomados na área das metodologias ativas. Os resultados indicaram uma avaliação positiva por parte dos discentes e evidenciaram a importância do ensino híbrido, que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio de tecnologias digitais, possibilitando maior personalização do ensino e protagonismo estudantil na busca pelas competências e habilidades requeridas ao bombeiro militar da atualidade.

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SILVA, Patrick Wandrielle da; CHAVES, Rafael Santos. A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO HÍBRIDO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS BOMBEIRO MILITAR. Vigiles, Belo Horizonte, Brasil, v. 5, n. 1, p. 98–113, 2022. DOI: 10.56914/revistavigiles-2595-4229-v5n1-5. Disponível em: https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/article/view/61. Acesso em: 6 jun. 2025.

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