A VERIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ATIVIDADES AUXILIARES DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR COMO FORMA DE APRIMORAMENTO DO ENSINO

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Natália Alves Antunes
Alexandre Cardoso Barbosa

Resumo

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, com o intuito de atingir a excelência no atendimento e propagar a cultura de prevenção e autoproteção, elaborou o Programa Desenvolvimento do Ensino. Um dos públicos que esse programa abrange é o público externo que executa atividades auxiliares nas áreas de trabalho da própria Corporação, mediante cursos ofertados pela Academia de Bombeiros Militar. Este trabalho buscou analisar se os atuais docentes desses cursos auxiliares utilizam metodologias ativas de ensino, por meio de entrevista e questionários, verificando quais as práticas metodológicas de aprendizagem empregadas, se conhecem e empregam metodologias ativas e como potencializar o aprendizado dos alunos. Com os resultados obtidos, foi possível sugerir medidas para aprimorar o ensino, como a formação/especialização na área de educação para os docentes. Ao proporcionar uma melhor aprendizagem para esses alunos, parceiros profissionais da Instituição, contribui-se, consequentemente, para uma melhor prestação de serviço para a sociedade.

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ANTUNES, Natália Alves; BARBOSA, Alexandre Cardoso. A VERIFICAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ATIVIDADES AUXILIARES DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR COMO FORMA DE APRIMORAMENTO DO ENSINO. Vigiles, Belo Horizonte, Brasil, v. 5, n. 1, p. 114–130, 2022. DOI: 10.56914/revistavigiles-2595-4229-v5n1-6. Disponível em: https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/article/view/62. Acesso em: 29 maio. 2025.

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