CÂMERA TERMAL EM DRONES VANTAGENS E DESVANTAGENS EM RELAÇÃO À BUSCA AÉREA COM CÂMERAS TRADICIONAIS PARA LOCALIZAÇÃO DE VÍTIMAS PERDIDAS EM MATA

Conteúdo do artigo principal

Daniel William Simião Bridi
Kleber Silveira de Castro

Resumo

Este estudo comparou o desempenho de câmeras térmicas e câmeras tradicionais (RGB) de drones em operações de busca de vítimas perdidas em mata ou área rural, realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Para tanto, foi realizado um experimento no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Belo Horizonte/Minas Gerais, simulando situações de pessoas perdidas. As simulações foram realizadas nos períodos noturno e diurno e, em ambas, as vítimas foram localizadas por meio do uso de câmeras térmicas e convencionais. Outro ponto analisado foi a associação da câmera com outros acessórios do equipamento. As condições do experimento (luminosidade, altitude do equipamento, tempo de voo e condições do terreno) foram estabelecidas a partir de uma revisão dos documentos internos relativos a registros de ocorrências de pessoas desaparecidas em mata/área rural, atendidas pelas unidades operacionais localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte durante o ano de 2018. Os resultados mostraram que o tempo para localização da vítima por meio de câmera termal foi menor no período noturno, enquanto que, com o uso da RGB, a vítima foi localizada mais rapidamente no período diurno. Evidenciou-se que, em comparação às abordagens tradicionais, o tempo de busca com drones pode ser otimizado. Concluiu-se que tais equipamentos são ferramentas importantes em operações de salvamento e pode ser utilizado em todas nas unidades de bombeiros em Minas Gerais.

Detalhes do artigo

Seção

Artigo Original

Biografia do Autor

Daniel William Simião Bridi, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Militares Prevenção/Gestão de Catástrofe pela Universidade do Estado de Minas Gerais(2019), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2006), curso-tecnico-profissionalizante em Formação de Soldados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais(2014) e curso-tecnico-profissionalizante em Sargento - Infantaria pela Escola de Sargentos das Armas(2007). Atualmente é 2 Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Segurança Pública.

Kleber Silveira de Castro, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Major do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Mestrando em Emergência e Socorro (2022-2023) pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) Aveiro, Portugal. Especialista em Gestão Estratégica em Saúde (2022) pelo Instituto Federal do Sul de Minas, Campus Machado, Brasil. Especialista em Logística Empresarial (2021) com pesquisas na área de atuação do CBMMG em Proteção e Defesa Civil pela FAVENI, Brasil. Especialista em Gestão de Proteção e Defesa Civil - Fundação João Pinheiro (2016) com pesquisas na área atuação do CBMMG em Proteção e Defesa Civil, Brasil. Graduando em Engenharia Civil (2019-2023). Graduado em Educação Física (2010). Graduado pelo Curso de Formação de Oficiais / Bacharelado em Segurança Pública - Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (2004). Piloto de helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Instrutor de voo de helicóptero. Participou dos resgastes em rompimentos de barragens em Brumadinho (2019) e Mariana (2015). Professor das matérias Sistema de Comando de Operações, Educação Física e Treinamento Físico Militar para Curso de Formação de Oficiais e Curso de Habilitação de Oficiais do CBMMG, na Academia de Bombeiros Militar de Minas Gerais (de 2010 a 2019), Coordenador do Núcleo de RPAs Drones do CBMMG 2019. Autor de artigos em vários temas, como Proteção e Defesa Civil, RPA/Drones, Abordagem a Tentativas de Suicídio, Combate a Incêndios Florestais. palavras-chave: Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Engenharia.

Como Citar

BRIDI, Daniel William Simião; CASTRO, Kleber Silveira de. CÂMERA TERMAL EM DRONES: VANTAGENS E DESVANTAGENS EM RELAÇÃO À BUSCA AÉREA COM CÂMERAS TRADICIONAIS PARA LOCALIZAÇÃO DE VÍTIMAS PERDIDAS EM MATA. Vigiles, Belo Horizonte, Brasil, v. 3, n. 1, p. 57–73, 2026. DOI: 10.56914/vigiles.v3i1a4. Disponível em: https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/article/view/126. Acesso em: 6 fev. 2026.

Referências

DJI, Guia de Início Rápido. Mavic 2 Enter prise Dual, 2018. Disponível em: https:// dl.djicdn.com/downloads/Mavic_2_ Enterprise/Mavic_2_Enterprise_Quick_ Start_Guide.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

DJI, Mavic 2 Enterprise Dual - Manual do usuário v1.4. 2019. Disponível em: https://dl.djicdn.com/downloads/ Mavic_2_Enterprise/20190703/ Mavic_2_Enterprise_Series_User_ Manual_EN.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

FERNANDES, Cibele Vasconcelos Andra de. Uso de veículo aéreo não tripulado (VANT) em apoio às atividades de salva mento aquático. Monografia (Graduação em Ciências Militares) - Academia de Bom beiros Militar, CBMMG. Belo Horizonte, 2016.

FLIR, User’s manual FLIR Ex series. 2019a. Disponível em: https://www.flir. com/globalassets/imported-assets/ document/flir-ex-series-user-manual.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.

FLIR. Termografia e luz de infravermelho. 2019b. Disponível em: https://prod.flir. com.br/discover/what-is-infrared/. Acesso em: 28 jul.2019.

FLIR SYSTEMS. Thermal Color Palettes | FLIR Delta - Episode 4. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qZi Mn0wuxdo&feature=youtu.be&t=69. Acesso em: 02 jun. 2019.

LIMA, José Gomes. O uso de drones para monitoramento de incêndios florestais no Parque Estadual da Serra do Rola Moça. Monografia (Graduação em Ciên cias Militares) - Academia de Bombeiros Militar, CBMMG. Belo Horizonte, 2016.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir, e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 5. ed., Petrópolis: Vozes, 2011.

MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Plano de Coman do 2015/2026, revisão 2017. 2. ed. Gover no de Minas Gerais. 2017.

______. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Drones profissionais ajudam nas buscas em Brumadinho. Belo Horizonte, 20 mar. 2019. Disponível em: http://www.bombeiros.mg.gov.br/comp onent/content/article/32-embm/73624- cbmmg-dronesprofissionaisajudam buscasbrumadinho.html. Acesso em: 20 abr. 2019a.

______. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Resolução nº 839, de 13 de março de 2019. Programa RPAS. Belo Horizonte. 2019b.

______. Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Centro Integrado de Informações de Defesa Social. Registros de ocorrências de salvamento de pes soas perdidas em mata atendidas pelo 1º BBM, 2º BBM, 3º BBM, BOA e BEMAD no ano de 2018. Disponibilidade restrita. Acesso em: abr. 2019c.

______. Instituto Estadual de Florestas. Disponível em: http://www.ief.mg.gov.br/flo restas. Acesso em: 18 jul. 2019d.

______. Secretaria de Segurança Pública. Diretriz Integrada de Ações e Operações do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais – DIAO. Disponível em: http://www. seguranca.mg.gov.br/component/gmg/ page/437-diretriz-integrada-de-acoes-e- 68 operacoes-do-sistema-de-defesa-social- de-minas-gerais-%E2%80%93-diao. Acesso em: 28 jul. 2019e.

SILVA, Tárcio Salles da. O emprego de aeronaves remotamente pilotadas nas ocorrências de busca e salvamento terrestre no CBMMG. Monografia (Gradu ação em Ciências Militares) - Academia de Bombeiros Militar, CBMMG. Belo Horizon te, 2018.

SILVEIRA, D. Manutenção preditiva em painéis elétricos com a utilização da termografia. 2010. Disponível em: https:// pt.scribd.com/doc/101985906/Manutencao -preditiva-em-paineis-eletricos-com-a- utilizacao-da-termografia. Acesso em: mar. 2019.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)