ANÁLISE DO RISCO DE INCÊNDIO NO EDIFÍCIO PRINCIPAL DO HOSPITAL JOÃO XXIII EM BELO HORIZONTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve como objetivos analisar o risco de incêndio existente no edifício principal do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, Minas Gerais como também sugerir melhorias das condições de segurança contra incêndio. Para determinar se o risco observado estaria em níveis admissíveis foi utilizado o Método de Gretener. Após realizada a análise de risco de incêndio presente no hospital, foi possível verificar que o risco observado na edificação principal se encontrou em níveis insuficientes, devido ao valor obtido de 0,069 para o índice de segurança contra incêndio. Após a análise, procedeu-se sugestões de medidas de segurança para aumentar o valor do referido índice até níveis aceitáveis (valor ≥ 1). A sugestão que apontou níveis suficientes de segurança compreendeu a instalação de todas as medidas especiais de proteção em seu valor máximo, de maneira a elevar o índice até o valor de aproximadamente 0,99. Este trabalho foi inovador no sentido de aplicar o Método de Gretener a uma edificação de um hospital público de grande porte. Algumas limitações foram apontadas e foi sugerida a aplicação de outras metodologias de análise de risco de incêndio para servir como comparação com os resultados obtidos.
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Referências
CORREIA, André Gomes Ferreira Araújo. Desenvolvimento e implementação numérica de um modelo de análise de risco de incêndio urbano – Mariee edifícios administrativos, escolares, habitacionais, hospitalares e hoteleiros. 2014. 237 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Porto, Porto, 2014.
CUNHA, Diogo Vaz da Fonseca e. Análise do Risco de Incêndio de um Quarteirão do Centro Histórico da Cidade do Porto. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Porto, Porto, 2010.
LOPES, Gonçalo Alves de Sousa Costa. Risco de incêndio de um edifício complexo. 2008. 73 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade do Porto, Porto, 2008.
LUCENA, Renata Batista. Aplicação Comparativa de Métodos de Mapeamento de Riscos de Incêndio nos Centros Urbanos das Cidades de Coimbra e Porto Alegre. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
MACEDO, Mário José de Magalhães. Método de Gretener. Lisboa, Portugal, Dashöfer Holding Ltd., 2008.
MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Instrução Técnica nº 08: Saídas de Emergência em Edificações. Belo Horizonte, CBMMG, 2017.
PIRES, Amanda Laura. Avaliação de risco de incêndio: método de Gretener aplicado ao Centro de Tecnologia (UFSM). 2015. 132 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil). Departamento de Construção Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Revista FHEMIG 35 anos. Belo Horizonte, Fábrika Comunicação Integrada, 2012. Disponível em: http://www.fhemig.mg.gov.br/pt/publicacoes/pecas-graficas. Acesso em: 12 mar. 2017.
SILVA, Valdir Pignatta; COELHO FILHO, Hamilton da Silva. Índice de segurança contra incêndio para edificações. Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 7, n. 4, p. 103-121, 2007.
VILLALOBOS, Zarela Abarca; SANABRIA, Maikel Vargas. Analisis Medicolegal de las Muertes Ocurridas en el Foco de um Incendio: Tragedia del Hospital Dr. Rafael Ángel Calderón Guardia em Julio del 2005. Revista Medicina Legal de Costa Rica. Costa Rica, v. 23, n. 2, p. 21-49, 2006.