AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS

Conteúdo do artigo principal

Peterson José Paiva Monteiro
Edgard Estevo da Silva

Resumo

O gerenciamento de projetos faz parte do cotidiano das pessoas e suas técnicas foram utilizadas em grandes feitos para que os objetivos traçados fossem alcançados com mais eficiência e, consequentemente, menos desperdício de recursos humanos, financeiros e materiais. No entanto, apenas na década de 90, o setor público começou a introduzir o gerenciamento de projetos como ferramenta de gestão estratégica e, no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), mais recentemente, em 2010. Assim, esse estudo teve como objetivo verificar o grau de maturidade em gerenciamento de projetos da organização, comparar os resultados alcançados com o de organizações privadas brasileiras e comparar a prática de gerenciamento de projetos do CBMMG em relação a outras organizações militares estaduais que compõe o eixo da segurança pública. Os resultados alcançados servem como baliza para reflexão, amadurecimento organizacional e um guia que auxiliará a corporação a marchar rumo ao futuro sem perder a cadência


 

Detalhes do artigo

Seção

Artigo Original

Biografia do Autor

Peterson José Paiva Monteiro, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

ossui graduação em Administração Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e graduação em Curso de Formação de Oficiais Bombeiros Militar (Segurança Pública) pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (2004). Atualmente é Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Tem experiência na área de Defesa Civil e Salvamento Aéreo.

Edgard Estevo da Silva, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

Possui graduação em direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias (2001). Atualmente é Coronel BM Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar . Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Defesa Civil e ex-bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA- tendo participado do Curso Comprehensive Disaster Risk Management

Como Citar

MONTEIRO, Peterson José Paiva; SILVA , Edgar Estevo da. AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS. Vigiles, Belo Horizonte, Brasil, v. 1, n. 1, p. 63–74, 2026. DOI: 10.56914/vigiles.v1i1a6. Disponível em: https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/article/view/114. Acesso em: 6 fev. 2026.

Referências

AIHARA, Pedro Doshikazu Pianchão. A maturidade dos projetos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. 2017. Monografia (Especialização em Gestão de Projetos) Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

ALVES, Ricardo Oliveira; COSTA, Helder Gomes; QUELHAS, Osvaldo Luiz Gonçalves; SILVA, Licínio Esmeraldo da; PIMENTEL, Leonardo Bezerra. Melhores práticas em implantação de escritório de gerenciamento de projeto: Desenvolvimento de referenciais de sucesso. Revista Production da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, São Paulo, v. 23, n. 3, p. 582-594, set. 2013.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

CARDOSO, Daniel Rago. Gerenciamento de projetos: Uma análise da maturidade do setor de mineração com base nas empresas de médio porte de projetos de engenharia da região metropolitana de Belo Horizonte. 2015. 85 f. Tese. (Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento) Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2015.

FORTUNATO, Graziela; TEIXEIRA, Aridelmo; FURTADO; Maria Alice Pinheiro. A Percepção dos Gestores da Área Pública sob a Política de Gerenciamento de Projetos. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v. 6, n. 2, p. 167-183, 2011.

PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITU TE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (GUIA PMBOK®). 5. ed. Saraiva, 2014.

MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar. Resolução nº 627, de 19 de agosto de 2015. Aprova e institui o Plano de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais 2015 - 2026. Belo Horizonte: Comando Geral, 2015.

______. Corpo de Bombeiros Militar. Resolução nº 628, de 24 de agosto de 2015. Define a estrutura, competência e funcionamento da Diretoria de 73 Vigiles, 2018, 1(1): 62-74 MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS MONTEIRO & SILVA Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e dá outras providências. Belo Horizonte: Comando Geral, 2015.

______. Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, coord. Plano Mineiro de Desenvolvimento Territorial (PMDI) 2016-2027. Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://www.almg.gov.br/export/sites/d efault/acompanhe/planejamento_orca mento_publico/pmdi/pmdi/2015/docu mentos/pmdi_2015_vol_I.pdf>. Acesso em: 28 out. 2106.

______. Polícia Militar. Comando-Geral. Diretriz n° 07.01.03/15-ADO. Regula os procedimentos para gerenciamento de projetos na Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte: PMMG-Comando-Geral, 2015.

MONTEIRO, Peterson José Paiva. A utilização da gestão de projetos como ferramenta gerencial para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais em sua expansão. 2016. Monografia (Especialização em 74 Gestão de Defesa Civil) - Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, Fundação João Pinheiro. Belo Horizonte, 2016.

PRADO, Darci. Maturidade em Gerenciamento de Projetos. 3. ed. Nova Lima: Editora Falconi, 2015.

______. Questionário de Avaliação de Maturidade Setorial: Modelo de Maturidade Prado MMGP (Versão 2.2.0). In: Maturidade em Gerenciamento de Projetos, 3. ed. Nova Lima: Editora Falconi, 2014.

SOTILLE, Mauro Afonso; MENEZES, Luís César de Moura; XAVIER, Luiz Fernando da Silva; PEREIRA, Mário Luis Sampaio. Gerenciamento do escopo em projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

TORREÃO, Paula Geralda Barbosa Coelho. Project Management Knowledge Environment: Ambiente Inteligente de Aprendizado para Educação em Gerenciamento de Projetos. 2005. f. Tese. (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.