PRODUÇÃO AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE MINAS GERAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo teve por finalidade reunir informações acerca da produção audiovisual e analisar sua utilização como ferramenta estratégica para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Para tanto, foi apresentado o seu conceito, suas características e sua utilização nas redes sociais, no ensino à distância, no endomarketing e na divulgação institucional. Além disso, foram feitas entrevistas com militares da Assessoria de Comunicação Organizacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais com o intuito de verificar a dinâmica atual da produção audiovisual dentro da corporação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados livros, monografias, artigos, documentos internos vigentes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, buscando atender os objetivos da pesquisa. Foi possível destacar a importância da produção audiovisual para a corporação e a necessidade de investimento nessa forma de comunicação.
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Como Citar
Referências
AFFINI, Letícia Passos; BURINI, Débora. Era Digital: o texto audiovisual na web. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2009, Curitiba. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação [...]. Curitiba: [s. n.], 2009.
ANTONIUTTI, Cleide Luciane; FONTOURA, Mara; ALVES, Marcia Nogueira. Mídia e Produção Audiovisual: uma introdução. Curitiba: Ibpex, 2008.
ANTUNES, Renata Fonseca. O AUDIOVISUAL COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO EM MÚLTIPLAS TELAS. Encontro Missionários de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Santo Ângelo, v. 3, p. 1-13, ago. 2017.
BRASIL. Lei Federal nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, p. 3, 25 maio 2017.
CARLIM, Leonardo. Vídeo institucional: o audiovisual na comunicação organizacional. 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, 2010.
CARVALHO, Carla Alexandra Pereira. Gestão da comunicação interna como uma ferramenta estratégica. 2012. Tese (Doutorado em Gestão de Recursos Humanos) - Instituto Superior de Línguas e Administração, Vila Nova de Gaia, 2012.
COUTINHO, Laura Maria. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. Brasília: Universidade de Brasília, 2006. (Profuncionário - Curso técnico de formação para os funcionários da educação).
FONTELLES, et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Universidade da Amazônia – UNAMA. 2009. Disponível em: https://cienciassaude.medicina.ufg.br/up/150/o/Anexo_C8_NONAME.pdf. Acesso em: 12 mar. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.
GIRON, S. A contribuição da produção audiovisual na EAD. 2010. Monografia (Especialização em Metodologia da Educação a Distância) - Universidade do Sul de Santa Catarina. 2010.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresa. São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29. 1995.
HOLANDA, Eberson. Análise dos vídeos do CBMGO sobre Prevenção e Socorro no Facebook. 2016. Monografia (Especialização em Gerenciamento em Segurança Pública) - Universidade Estadual de Goiás, Goiânia, 2016.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006. MARQUES, José Roberto (Org.). História da Comunicação Humana. Blog do JRM. Disponível em: https://www.jrmcoaching.com.br/blog/historia-da-comunicacao-humana/. Acesso em: 27 mai. 2016.
MENDES, Regina Stela Almeida Dias. Endomarketing como ferramenta de comunicação com o público interno. 2004. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ
DE FORA, Juiz de Fora, 2004. Disponível em: http://www.endomarketing.com/wp-content/uploads/2014/10/artigo-endomarketing-como-ferramenta-de-comunicacao-com-o-publico-interno.pdf. Acesso em: 1 jul. 2019.
MINAS GERAIS. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Plano de Comando 2017. 2. ed. Belo Horizonte, 2017.
______. Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Resolução nº 107. Aprova Diretriz de Comunicação Organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Boletim Geral Bombeiro Militar, Belo Horizonte, ago. 2003.
MORAES, Flávio Eduardo Tófani de. O endomarketing como estratégia para o comprometimento dos clientes internos da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, 2003.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. Novo sentido da comunicação organizacional: construção de um espaço estratégico. XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação. Belo Horizonte, 02 a 06 set. 2003.
TOLEZANO, Ana. Conceito de endomarketing: o que é e exemplos de ações para sua empresa. 2018. Disponível em: https://netshow.me/blog/conceito-de-endomarketing-o-que-e-exemplos/. Acesso em: 03 jul. 2019.
WESTERKAMP, Caroline; CARISSIMI, João. Vídeos Institucionais: Uma análise comparativa. In: Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2011, Londrina. XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2011. Londrina: [s. n.], 2011. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/r25-0254-1.pdf. Acesso em: 1 jun. 2019.