Revista Vigiles - Lançamento da 6ª Edição

19-12-2023

Prezados leitores,

É com alegria que anunciamos o lançamento da 6ª Edição da Vigiles em 20/12/2023.

Em 2023, a Revista Vigiles se transformou em um periódico de fluxo contínuo. Isso promove mais agilidade, pois, uma vez que o artigo é aprovado para publicação, ele pode imediatamente ser disponibilizado no site da revista. Dessa forma, o primeiro artigo foi lançado no mês de abril e o último, em dezembro. No total, a 6ª Edição da Vigiles teve 13 trabalhos publicados em diversas áreas do conhecimento, como direito, psicologia, assuntos operacionais de bombeiro e segurança contra incêndio e pânico.

Outro feito alcançado em 2023 foi a primeira classificação da revista, na área de psicologia, referente ao quadriênio 2017/2020. Essa categorização foi uma meta almejada no último editorial e atingida com satisfação por toda a equipe da Vigiles, já que proporciona mais visibilidade à revista e representa o primeiro passo para a sua inserção na produção científica brasileira.

Sobre a 6ª edição, quatro artigos versaram sobre a segurança contra incêndio e pânico. Dois deles realizaram análises diferentes sobre o sistema utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para tramitar seus Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP). O primeiro, buscou melhorias no sistema, por meio da automatização de variáveis, na tentativa de diminuir o tempo de tramitação dos processos e, o segundo, verificou os projetos que foram protocolados antes da construção da edificação e os com a edificação pronta, para analisar as diferenças na tramitação entre eles.

Ainda nessa temática, o terceiro manuscrito realizou um estudo sobre a delegação do exercício do poder de polícia administrativa a órgãos e agentes privados, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para os corpos de bombeiros voluntários exercerem atividade de segurança contra incêndio. E o último avaliou os projetos de adaptação de medidas por meio de projeto baseado em desempenho e das ferramentas de simulação computacional em edificação anteriormente analisada pelo Corpo Técnico do CBMMG.

Na área do direito, um artigo averiguou os possíveis impactos da Lei n°13.655, de 25 de abril de 2018, a qual trata sobre a anulação de punições nos atos administrativos disciplinares do CBMMG, partindo da hipótese que essa lei permite ao decisor uma maior discricionariedade na modulação de efeitos temporais durante a anulação.

Já na vertente dos estudos operacionais no CBMMG, um trabalho apurou a distribuição espacial dos acidentes na Região Metropolitana de Belo Horizonte e o tempo-resposta, entre os anos de 2015 e 2019, por meio de mapas de calor, para propor ações de melhoria nos atendimentos. Enquanto outro procurou uma definição do tipo de aeronave que apresenta a menor vibração de corpo inteiro (VCI) no transporte aeromédico de pacientes neonatos no âmbito do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV).

Ainda, um terceiro artigo examinou o Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais, para minimizar os impactos dos incêndios na Região Noroeste de Minas Gerais. E o quarto e último trabalho nessa área analisou a organização do atendimento pré-hospitalar do CBMMG, por meio do Sistema Resgate, em alinhamento com o Sistema Único de Saúde no estado de Minas Gerais, no período de 2011 a 2021.

Sobre psicologia, foram publicados dois estudos desenvolvidos com bombeiros do CBMMG. Um descreveu as características sociodemográficas, profissionais, comportamentais e o estresse ocupacional entre bombeiros de um batalhão na região do Triângulo Sul em Minas Gerais. O outro mensurou a exposição dos bombeiros militares a eventos tecnoestressores relacionados ao uso de aplicativos de mensagens instantâneas como ferramenta de trabalho.

Na área de gestão institucional, um texto utilizou um método multicritério como alternativa para priorizar a definição de municípios para a instalação de uma fração do CBMMG e, assim, auxiliar o comando da corporação na tomada de decisão. O segundo texto investigou a recepção das emendas parlamentares individuais pelo CBMMG, entre os anos de 2017 e 2020, identificando as áreas de atuação da corporação que receberam maior investimento, para subsidiar a adoção de estratégias mais assertivas na construção de portfólios de emendas futuras.

Acreditamos que as discussões levantadas nesta edição servem de subsídio para tomadas de decisões administrativas e operacionais no âmbito da Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública, além de aprimorarem a cultura de pesquisa por esses profissionais. Boa leitura!