ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO 

A definição das áreas temáticas possui como objetivo delimitar os temas de interesse da Vigiles, uma vez que se trata de uma publicação técnico-científica multidisciplinar. A classificação das áreas observou o objeto ou assunto alvo de temas com interface com a atividade dos profissionais de emergências. A finalidade desta classificação é a sistematização de maneira a favorecer que os manuscritos submetidos à Vigiles atendam a seus interesses de publicação. Dessa forma, ao submeter um manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) buscar classificá-lo em uma das áreas. No entanto, caso não se encontre uma correspondência absoluta com pelo menos uma delas, a mais aproximada, tematicamente, deverá ser a escolhida.

As áreas temáticas da Vigiles foram definidas a partir das grandes áreas do conhecimento propostas pela CAPES, tendo como referência os campos da pesquisa e aplicação que possuíam interface com as atividades dos bombeiros militares do CBMMG. Ademais, foi consultado o levantamento dos temas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos oferecidos pela Academia de Bombeiros Militar. Ao final, os temas cuja descrição do objeto de interesse, interface com outros campos do conhecimento e público-alvo se assemelhavam foram reunidos em uma mesma área temática. A partir destes critérios, oito áreas temáticas foram identificadas e são apresentadas a seguir. São elas:

1) Administração e gestão pública

2) Busca, salvamento e atendimento pré-hospitalar

3) Defesa civil, Defesa Social/Segurança Pública

4) Direito

5) Gestão da Educação

6) História e Gestão de Documentos

7) Prevenção e Combate a Incêndios

8) Saúde do trabalhador

1. Administração e Gestão pública

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais cujo conteúdo discuta temas relacionados à efetividade e à equidade dos processos e da ação pública das organizações ligadas à defesa civil, defesa social e segurança pública, podendo ter interface com outros atores da sociedade civil e do meio empresarial.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Administração; Administração Pública; Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas; Estudos Organizacionais; Gestão Social; Política Pública.

Temas para Submissão de manuscritos

- Gestão Pública

- Políticas Públicas

- Contabilidade e Finanças públicas

- Planejamento Governamental

- Desenvolvimento Regional

- Estado, Governo e Sociedade

- Economia do Setor Público

- Demografia e Meio Ambiente

Público-alvo 

Pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a efetividade e equidade da ação pública.

2. Busca, Salvamento e Atendimento pré-hospitalar

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais sobre atividades operacionais tipicamente realizadas por bombeiros, socorristas e outros profissionais ligados à defesa civil, defesa social e segurança pública.

Os temas abrangem busca e salvamento de vidas e bens em terra, altura ou meio aquático, resgate de cadáveres, atendimento em áreas de risco, atendimento pré-hospitalar e ocorrências com produtos perigosos/radioativos. Os trabalhos devem oferecer contribuições para o desenvolvimento de técnicas e táticas de atuação dos profissionais que atuam na área.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática da Vigiles está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: biologia, enfermagem, engenharia, medicina e química.

Temas para Submissão de manuscritos

- Busca e salvamento

- Atendimento Pré-Hospitalar

- Produtos perigosos/radiativos

Público-alvo

Pesquisadores, professores, legisladores, profissionais de saúde e profissionais de emergências e ligados à defesa civil, defesa social e segurança pública.

3. Defesa Civil e Defesa Social/Segurança Pública

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais cujo conteúdo discuta temas relacionados à defesa civil, incluindo resiliência a desastres, prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de um sistema, comunidade ou sociedade expostos. Conteúdos relacionados com planejamento, organização, coordenação, articulação, avaliação e otimização das ações operacionais de defesa social e segurança pública, podendo ter interface com outros atores da sociedade civil e do meio empresarial.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas; Planejamento Urbano e Regional; Demografia; Teoria da Classificação; Métodos Quantitativos; Técnicas de Recuperação de Informação e Processos de Disseminação da Informação.

Temas para Submissão de manuscritos

- Gestão do Risco de Desastres (prevenção, mitigação e preparação)

- Gestão de Desastres (resposta e recuperação)

- Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

- Resiliência a desastres

- Sistema Integrado de Defesa Social

- Gestão Integrada de informações

- Centro Integrado de Atendimento e Despacho

- Ações do Sistema de Defesa Social

Público-alvo

Pesquisadores, professores, gestores e atores sociais e políticos comprometidos com a melhoria da prestação do serviço público.

4. Direito

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais em que as diversas formas de aplicação do Direito estejam relacionadas à Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública. As temáticas abrangem tanto o Direito Público quanto o Privado, desde que se enquadrem no escopo da Vigiles.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Administração pública, Gestão pública, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Temas para submissão de manuscritos

- Direito Ambiental

- Direito Administrativo

- Direito Civil 

- Direito Constitucional 

- Direito Penal 

- Direito Penal Militar 

- Direito Processo Civil 

- Direito Processual Militar 

- Direito Processual Penal

- Direito Previdenciário

Público da Revista

Pesquisadores, professores, advogados, magistrados, membros e servidores do Ministério Público Federal e Estadual, procuradores, servidores do judiciário, Advocacia Geral da União, estado e município. Militares das Forças Armadas, Policiais Federais, Rodoviários Federais, Policiais Civis, Policiais Militares e Bombeiros Militares.

5. Gestão da Educação

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais cujo conteúdo discuta temas relacionados a estudos e experiências educacionais cujo foco seja promover o debate e a reflexão em torno de questões teóricas e práticas no campo da gestão da educação e seus processos de planejamento e de formulação e avaliação de políticas educacionais relacionados ao ensino nas áreas de defesa civil, defesa social e segurança pública.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Administração pública, Gestão pública, Pedagogia, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.

Temas para submissão dos manuscritos

- Práticas educacionais em Instituições de Ensino Superior

- Marketing em Instituições de Ensino Superior

- Gestão da educação

- Gestão universitária

- Gestão de sistemas educacionais

- Processos educacionais

- Avaliação de políticas educacionais

- Instituição de Educação Superior

- Tecnologia para o ensino superior

- Didática da educação Superior

- Gestão de Biblioteca Especializada em Instituições de Ensino Superior Militar

- Gestão e práticas educacionais em Instituições de Ensino Militar

Público da Revista

Pesquisadores, professores, gestores, bibliotecários, pedagogos e demais interessados nos temas trabalhados neste eixo.

6. História e Gestão de documentos

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais cujo conteúdo tenha como objeto de análise a história cultural, social e política e a gestão documental de temas ligados à Defesa Civil, Defesa Social ou Segurança Pública.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Administração pública, Gestão pública, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, Ciência da computação e áreas afins.

Temas para submissão de manuscritos

- História Social

- História Cultural

- História Política

- Arquivologia

- Desenvolvimento de softwares

- Gestão eletrônica de documentos

Público da Revista

Pesquisadores, professores, historiadores, arqueólogos, antropólogos, sociólogos, cientistas sociais, filósofos, arquivologistas, jornalistas, bibliotecários, engenheiros.

7. Prevenção e Combate a incêndios

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais cujo conteúdo discuta temas relacionados ao combate a incêndio urbano e florestal, incluindo tecnologias, técnicas e equipamentos. A área abarca também o comportamento das estruturas e da arquitetura frente aos incêndios, prevenção, segurança e perícia contra incêndio e pânico e a legislação vigente. 

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: Engenharias, Arquitetura, Direito e Meio Ambiente.

Temas para submissão de manuscritos

- Ciência, tecnologias, técnicas, equipamento e perícias de combate a incêndios

- Incêndio urbano

- Incêndio florestal

- Educação, prevenção e segurança contra incêndio e pânico

- Comportamento de estruturas e arquitetura

Público da Revista

Pesquisadores, professores, engenheiros, arquitetos, bombeiros e outros profissionais ligados à Defesa Civil, Defesa Social e Segurança Pública interessados nos temas trabalhados neste eixo.

8. Saúde do trabalhador

Descrição geral do interesse da área

O objetivo é publicar trabalhos técnicos e científicos originais sobre saúde e segurança no trabalho de profissionais ligados à defesa civil, defesa social e segurança pública. Os trabalhos devem contribuir para o entendimento das condições de trabalho, segurança e saúde de bombeiros, policiais, socorristas, entre outras categorias que atuam na área.

Interface com outros campos do conhecimento

Esta área temática da Vigiles está aberta a contribuições de outros campos do conhecimento preocupadas com o tema, entre estes se destacam: educação física, fisioterapia, medicina, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e outras áreas ligadas à saúde do trabalhador.

Temas para Submissão de manuscritos

- Doenças ocupacionais

- Acidentes de trabalho

- Exposição a estressores ocupacionais

- Vigilância em saúde ocupacional

- Intervenções em saúde

- Gestão e saúde

- Preparação Física

Público-alvo

Pesquisadores, professores, educadores, profissionais de saúde, legisladores, e profissionais de emergências e ligados à defesa civil e segurança pública